America do Norte Chichen Itzá México Viagem

Chichen Itzá: como visitar as ruinas mayas saindo de Tulum

Oi gente!!! Eu tenho o sonho de conhecer as 7 maravilhas do mundo moderno, e na minha última viagem à Tulum, consegui riscar um lugarzinho dessa lista: Chichen Itza.

A famosa pirâmide de Chichen Itza fica na região de Yucatan, há aproximadamente 2 horas de Tulum. Chichen Itza é uma das construções Mayas mais famosas do mundo, sendo descoberta há muitos anos atrás.

Hoje, o local é uma zona arqueológica aberta à visitação diária. Nesse post eu conto todos os detalhes e preços dessa visita!

Foto da Camilli na frente da pirâmide do Chichen Itza

Como chegar

Existem diversos tours em grupo que oferecem esse passeio, e o valor médio por pessoa é $40 dólares.

O problema de fazer esse passeio em grupos grandes é que os ônibus chegam lá mais tarde, no horário em que o parque costuma encher, além de estar preso ao roteiro de terceiros.

Nós decidimos ir por conta própria, alugamos um carro e escolhemos ter a liberdade de fazer tudo no nosso tempo. A estrada pra chegar até lá (saindo de Tulum) é praticamente uma reta, foi tudo bem tranquilo e não pegamos trânsito e nem passamos por pedágios. São aproximadamente 2 horas de viagem.

Quando ir

Esse é o tipo de lugar que sempre vai estar cheio, então o recomendado é chegar cedo. Fui em uma segunda-feira, cheguei lá as 8h30 (o parque abre às 8h) e não peguei fila pro ingresso e deu pra tirar foto sem ninguém no fundo. Lembrando que a região de Yucatan tem 1 hora a menos que Quintana Roo, o que ajuda, já que ganhamos 1 hora lá. O único dia que não recomendo a visita é aos domingos, já que nesse dia é gratuito para os mexicanos, então costuma ser o mais movimentados.

Foto da pirâmide do  Chichen Itza

Quando custa

Caso você vá por conta própria, o valor do ingresso é de 497 pesos (aprox $25 dólares). Se pagar em cartão, serão dois pagamentos, um estadual no valor de 417 pesos e o federal de 80 pesos. Esse valor é somente para entrada, não inclui guia.

Preciso de guia?

Sinceramente, sim! A experiência não será a mesma sem alguém que conheça a história do lugar. Caso você queira economizar, estude beeeem o lugar, pra chegar lá sabendo de tudo, caso contrário o passeio não fará sentido.

Na entrada do parque arqueológico existem MUITOS guias oferecendo seus serviços, escolhi um de forma aleatória que custou 900 pesos ($45 dólares) por 2 horas para 2 pessoas – guia particular. Acho que é possível encontrar mais barato se marcar antes ou se negociar.

Foto se uma escultura de serpente e no fundo a pirâmide do  Chichen Itza

O que levar?

Muita água e alguns snacks, faz muito calor (no verão pode chegar até 50 graus!!!) 

O tour levou cerca de 2 horas, foi tudo muito bem explicado e o nosso guia conhecia todos os ângulos para as melhores fotos. Além da aula de história que recebemos, também fizemos muitas comprinhas, já que dentro do parque tem inúmeras barquinhas de souvenirs. Comprei umas máscaras feitas a mão com produtos naturais mexicanos. Se você gosta de colecionar peças de viagem, com certeza vai compara muitas coisas por lá.

Fotos das mascaras de madeira feitas por locais

Ficou com vontade de conhecer? Vou deixar aqui o número do meu guia, o nome dele é Manuel e a experiência foi incrível +52 (985) 112 82 50.

Não se esqueçam de me seguir no Instagram @camilliviaja e de checar os outros posts sobre a minha viagem ao México AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *