Oi gente!! Ano passado eu revisitei um dos lugares que eu mais gosto no mundo, Porto Rico, e quero compartilhar com vocês tudo o de melhor que a ilha tem pra oferecer. Quer saber o que fazer no seu roteiro de 3 dias em Porto Rico? Vem comigo!
Antes de tudo, vou falar sobre como chegar lá. Porto Rico é um país pertencente aos Estados Unidos então para entrar na ilha saindo do Brasil, é preciso ter visto americano. Se você já reside nos EUA não vai passar por imigração e não precisa de passaporte pra entrar no país.
*Acho importante lembrar que pode haver imigração aleatória, se você estiver fora de status saiba dos riscos!*
Onde se hospedar
San Juan, a capital de Porto Rico, não é tão grande e existem algumas áreas mais centrais pra ficar. Recomendo ficar em Condado Beach ou em Miramar, duas áreas que fiquei quando fui. Essas áreas ficam perto de tudo, das praias e de Old San Juan também. Dessa vez fiquei no hotel Miramar San Juan, ele é bem simples mas bem localizado.
Como se locomover
Quando fui da primeira vez usei Uber sem problema nenhum, mas desse vez foi bem mais complicado, tinha menos carro rodando e está demorando demais, tínhamos que pedir o carro 15 minutos antes do horário de sair. No momento eu recomendo alugar carro, só alugamos por um dia mas me arrependi de não ter pego por mais tempo.
Moeda
Como a ilha faz parte dos EUA a moeda local é o dólar americano, mas as coisas lá são mais baratas.
Vamos ao que interessa, roteiro de 3 dias em Porto Rico, o que fazer:
Dia 1
Old San Juan
A região de Old San Juan é a uma das principais, cheia de casinhas coloniais coloridas. A maioria das lojas e restaurantes estão lá também. A área não é tão grande, então dá pra fazer tudo andando. O bom de lá é sair sem destino, porque cada esquina é uma surpresa diferente.
Também visitamos alguns fortes, que são históricos. É possível visitar os dois no mesmo dia, são bem perto um do outro e custa somente $10.
No final do dia passamos na Playita Condado, uma praia bem pequena na frente do hotel Hilton mas com água bem pra tranquila e transparente. A praia de Condado costuma ser bem complicada por conta da correnteza, então essa é ideal pra quem quer relaxar ou ir com criança. Passamos o final do dia por lá
Durante a noite existem algumas opções pra fazer, mas como era quinta-feira decidimos ir pra Old San Juan pra jantar e ir pro hotel mais cedo já que teríamos que acordar cedo no dia seguinte.
DIA 2
Decidi visitar uma outra região da ilha que eu ainda não conhecia, fui pra Isabela. Isabela fica há aproximadamente 2h30 de San Juan saindo de carro. Aluguei um carro pelo Expedia e retirei próximo ao aeroporto.
No caminho paramos na praia Mar Chiquita, na cidade de Manati. A praia é linda mas o mar bem agitado, não deu pra curtir muito por ser perigoso. A estrutura é okay, tem gente alugando guarda sol e espreguiçadeira, e também mais uns belisquetes. Fiquei por lá um pouquinho e depois segui viagem para Isabela.
A praia mais famosa de Isabela é a Playa Jobos, que é linda linda linda, eu achei a praia mais legal. A estrutura é bem completa, a água calminha, quentinha e cristalina, lugar perfeito! Lá também tem vários restaurantes, eu comi muito bem.
Recomendo a quem puder se hospedar em Isabela e curtir a região por pelo menos 2 dias, sem dúvidas vou fazer isso da próxima vez.
A noite decidimos ir pra Condado que fica bem movimentado, mas quando eu fui tudo estava fechando às 23h então chegue mais cedo.
DIA 3
Existem inúmeras coisas pra se fazer em Porto Rico, e a principal é passeio de barco pra visitar as praias paradisíacas que ficam em ilhas menores. A mais famosa é Culebra e Fajardo que tem praias espetaculares pra fazer snorkel. O único problema é que essas ilhas não aceitam muitos visitantes, aconselho fazer reserva com antecedência. Da primeira vez consegui fazer o passeio mais dessa vez não rolou, infelizmente.
Também tem a única floresta tropical dos EUA, A El Yunque que tem muitas cachoeiras e atividades radicais. Tentei fechar passeio e não consegui, novamente, faça com antecedência, parece ser um lugar imperdível.
Como não consegui fazer nenhum passeio, passei o dia na praia de Isla Verde, que fica em Carolina, bem pertinho do aeroporto. O mar lá é bem caminho e cristalino, fica na frente dos grandes hotéis mas não é muvucada. Além disso a estrutura lá é muito boa, tem um barzinho do hotel e guarda sol e espreguiçadeiras pra aluguel.
A noite eu recomendo ir pra Placita, que é literalmente uma pracinha na frente de um mercado municipal onde rola festa aos finais de semana, tem muitos bares e baladinha ao redor e a rua fica LOTADA e super movimentada.
O que comer
A gastronomia porto riquenha é algo bem marcante mas parecida com o que comemos no Brasil, muito arroz, feijão, banana e carne de porco. Alguns nomes vão soar estranho, mas não se assustem, provem tudo sem medo!
Mofongo: esse é o clássico, um bolinho de banana da terra amassada, super bem temperado e com alguma proteína, geralmente carne de porco, bovina ou peixes. É sensacional!
Trifongo: esse não é tão comum, mas é tão gostoso quanto. A diferença é que além da banana da terra, tem mandioca também. Uma delícia!
Tostones: banana da terra verde frita e amassada
Amarillos/Maduro: banana da terra frita, mas essa é a docinha. Minha favorita, vai super bem com tudo
Arroz mamposteao: arroz com feijão e sofrito. Super bem temperado, vale muito a pena comer!
Queso frito: essa é uma entradinha bem famosa, queijo branco frito com molho de goiaba, bem saboroso
Relleños de papa: bolinho de purê de batata frito e recheado. Eu nunca provei, mas dizem ser um clássico da culinária porto riquenha.
Mallorca: tipo uma rosca doce com açúcar de confeiteiro. Bem gosto pra comer com café
Para beber
Piña Colada: a bebida foi inventada lá em Porto Rico, então é obrigação provar, são as mais saborosas! Pra quem não bebe álcool em todos os lugares oferece a opção “virgem”
Coquito: batida de coco super gostosa, parece muito a brasileira
Medalla: a cerveja local super leve, eu não sou muito de cerveja e amei
Onde comer
Café da manhã
- Café Berlin
- Pannes
- Las Carinas café
- Cafeteria Mallorca
- Caficultura
Almoço/jantar
- El Jibarito
- Raices
- Semilla
- Vaca Brava
- Café Manolin
Bares
- La Factoria
- Barrachina (local que inventou a piña colada)
- El Cafetin
E foi assim que eu curti 3 dias em Porto Rico, o que foi o suficiente pra conhecer o básico, mas a ilha tem muita beleza natural. Esse lugar é encantador, não tem como não se apaixonar por lá , minha dica é só vai!
Se quiser ver mais fotos e vídeos dessa viagem me siga no Instagram @camilliviaja, e fiquem ligados que vai ter mais dicas de viagem por AQUI.