Africa Egito Viagem

Tudo o que você precisa saber sobre o Egito

Oi gente!! Recentemente fiz uma das viagens dos sonhos, visitei o Egito. Como fiz tudo por conta própria e não contratei empresas, tive que pesquisar muuuuuito antes de fechar a viagem , então, por esse motivo vou fazer esse post com todas as informações necessárias e tudo o que você precisa saber antes de ir pro Egito.

Quanto tempo ficar?

Eu passei 9 dias e achei bem corrido, não consegui fazer tudo o que eu queria e algumas atividades tiveram que ficar de fora. Acho que 12 dias é o ideal pra quem quer conhecer o básico, mas se você tiver bastante tempo, com 20 dias é possível conhecer diversas cidades e fazer tudo com calma.

É seguro viajar para o Egito?

Na minha experiência, sim, mas deixo claro que não fui sozinha, estava acompanhada do meu marido. Acredito que para mulheres sozinhas seja um pouco mais complicado, e uma saída é contratar excursões em grupo. Em casal, não passamos por nenhuma situação que nos deixasse com medo, andamos sozinhos durante o dia e a noite, pegamos táxi, Uber, fomos à muitos lugares por conta própria, sem guia e não tivemos problemas. Usamos nossos celulares, andei com a minha bolsa sempre e não nos sentimos ameaçados em lugar nenhum, tenho mais medo de sair com o celular no Brasil do que lá.

Foto da Camilli em frente ao templo de Abu Simbel no post sobre o Egito

Quanto custa?

Custo de viagem é algo super relativo, já que existem opções baratas e luxuosas pra tudo. Num geral, o Egito é um país muito barato, existem hotéis com diárias a partir de $15 dólares, o custo da alimentação também é baixo e passeios em grupo são mais em conta. A nossa viagem saiu um pouco mais cara porque fizemos tudo de forma privativa, mas vou fazer um post separado pra poder colocar todos os detalhes.

Documentação necessária

Por mais que o visto seja necessário para entrar no Egito, o processo é simples e sem burocracia. O visto é tirado no aeroporto do Egito, e custa $25 dólares. Além do visto, durante a pandemia é preciso apresentar um teste de Covid19 negativo em até 72 horas antes da chegada. Li no site oficial que para passageiros vindos do Brasil também é necessário ser vacinado contra a febre amarela. Como fui pra lá saindo dos EUA não tive que provar nada do tipo.

Moeda

No Egito usa-se a libra egípcia, onde na cotação atual, $1 dólar equivale à um pouco mais que 15 LE. Levamos alguns dólares pra trocar no aeroporto, porém foi super fácil achar caixa eletrônico em todos os lugares, conseguimos sacar dinheiro sem problemas. Recomendo sempre ter dinheiro em espécie, já que muitos lugares não aceitam cartão.

Como se locomover

Você não vai querer dirigir no Egito de forma nenhuma, o trânsito lá é uma loucura e não tem muita lei, cada viagem de carro era um mini ataque do coração ?. Em Cairo tem Uber, o que torna muito mais fácil, só usei o aplicativo e achei bem barato. Nas outras cidades só vi táxis e tuktuk, o que também usei sem problemas, mas recomendo sempre perguntar o valor da corrida antes de entrar no carro, já que eles não usam taxímetro.

Existem algumas opções de transporte público, mas eu não usei.

Foto da Camilli no Museu do Egito no post sobre o Egito

Dicas gerais e cuidados a serem tomados:

  • Na maioria dos lugares eles fala inglês então é tranquilo de se comunicar
  • Eles pedem gorjeta por absolutamente TUDO, então sempre tenha um dinheirinho separado pra isso
  • Existem alguns “golpes” bem comuns por lá, e o mais famoso é a ajuda pra tirar foto. Eles vão chegar super simpáticos, conversam e tentam de qualquer jeito tirar o celular da sua mão pra tirar foto e depois pedem dinheiro pra isso
  • O outro golpe acontece no aeroporto, onde algumas pessoas vão te abordar assim que você chegar, vão te “ajudar” com as malas, às vezes até pedir seu passaporte se passando por seguranças, mas não caia nessa, é tudo pra tirar dinheiro de turista

Se tiverem mais dúvidas, não se esqueçam de olhar os outros posts sobre o Egito, estou fazendo uma série sobre por aqui e no meu IG @camilliviaja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *