America do Sul Brasil Jalapão Viagem

Jalapão: dicas e informações importantes

Oi gente!

Tenho certeza que o Jalapão virou um destino sonhado por muitos brasileiros, isso porquê a popularidade do destino cresceu bastante depois de aparecer na novela O Outro Lado do Paraíso, na Rede Globo. Na minha última visita ao Brasil, eu tive o prazer e a oportunidade de conhecer esse paraíso por 3 dias.

Vem saber tudo sobre o Jalapão!

O Jalapão fica perto de Palmas?

Pra começar, você precisa saber que o Jalapão não fica perto de Palmas, a capital do Tocantins. O motorista que nos buscou no aeroporto mencionou que muitos acreditam que da pra visitar o destino fazendo um bate-volta de Palmas, mas isso é impossível já distância entre Palmas e Mateiros, região onde o Parque do Jalapão se encontra, é de aproximadamente 3 horas, e a viagem fica mais longa por conta das atrações no caminho.

A viagem é extremamente cansativa e tentar fazer isso em um só dia, até mesmo dois, será MUITO difícil.

Consigo visitar o Jalapão sem guia?

Outra pergunta frequente é: Da pra ir pro Jalapão sem guia? Minha resposta é não! A não ser que você tenha MUITA experiência na estrada, eu não recomendo visitar o parque sem um guia ou agência.

A estrada do Jalapão é de terra e em condições péssimas. É cheia de buracos e quando chove cria poças d’água gigantes, então em 3 dias vi muitos carros atolados no meio do nada. As cidades são afastadas, então entre uma atração e outra não é possível encontrar NADA no caminho, nem uma banquinha de água caso precise, além de ser extremamente difícil achar sinal no celular. Agora imagina ficar perdido ou atolado num lugar desse sem poder se comunicar com ninguém?!

Dizem que contratar um guia a parte pode sair mais barato do que do que contratar uma empresa, mas não esqueçam que para dirigir na região é necessário ter um veículo 4×4.

Vale a pena contratar uma empresa?

Eu decidi contratar uma empresa que oferece TUDO, desde transporte, guia/motorista, hotel, entrada nos fervedouros e atrações, até alimentação. Contratei os serviços da Jalapão 100 Limites e não tenho do que reclamar, nosso motorista era um querido, super paciente e dedicado, as acomodações e os restaurantes eram muito bons.

Cada carro leva 5 pessoas, e já que estávamos em 3 mulheres jovens, eles se preocuparam em colocar 2 meninas na mesma faixa etária com a gente, o que foi incrível!

Preferi fazer dessa forma pois não precisaria me preocupar com NADA, já que a agência tomou conta de tudo e eu consegui curtir a visita à esse paraíso em total segurança e conforto.

Quanto tempo ficar?

O ideal é ficar pelo menos 4 dias, pra poder conhecer as principais atrações, incluindo o Lago do Japonês.

Um dos principais motivos de eu ter escolhido a Jalapão 100 Limites foi por eles serem uma das poucas empresas que fazer expedições de  no mínimo 3 dias.

Meus dias foram divididos da seguinte maneira:

Primeiro dia: Saída de Palmas – Cânion Sussuapara – Fazenda Tria Agro – Cachoeira da Velha – Prainha Rio Sono – Dunas do Jalapão 

Segundo Dia: Fervedouro do Buritis – Fervedouro Recanto do SaltoComunidade Mumbuca – Cachoeira do Formiga

Terceiro dia: Praia do Alecrim – Fervedouro Bela Vista – Cachoeira do Encanto – Parada pra foto na estrada

A expedição iniciou na sexta-feira de manhã e terminou no domingo à tarde com a volta para Palmas.

Melhor época para visitar o Jalapão

O Tocantins é um estado bem seco e quente na maior parte do ano, porém entre novembro e abril são as épocas de chuva. Quando fui em março e choveu quase todos os dias, mas ainda assim estava muito quente e consegui aproveitar muito, o problema é que a cor da água nos fervedouros muda bastante. Quando o céu está ensolarado, a água fica azul, já em dias nublados e chuvosos fica bem verde. 

Veja a diferença nas fotos a seguir:

DIA ENSOLARADO
DIA NUBLADO

Caso você queira ter 100% de certeza de dias ensolarados e secos, aconselho a ir entre abril e outubro.

Como tirar foto nos fervedouros sem ninguém no fundo

Nas fotos aparenta que os fervedouros são vazios, mas na verdade as empresas fazem “rodízio” dos grupos que vão visitar os fervedouros, e o tempo de permanência nos mesmo são super curtos, geralmente entre 15 e 20 minutos. No nosso grupo todas gostavam de fotos, nos organizamos e tiramos fotos umas das outras e ainda sobrava pra curtir nos fervedouros, porém nos outros grupos as pessoas não entraram em acordo e vi muita gente tentando tirar foto enquanto outras estavam já pulando na água. Acredito que vale a pena conversar antes com seu grupo antes.

Se tiver alguma dúvida ou outra informação pra compartilhar, deixa aqui nos comentários. Não se esqueçam de me seguir no instagram @camilliviaja e veja todas as viagens e dicas salvas nos destaques e stories.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *